quinta-feira, 15 de abril de 2010

Literatura Pernambucana – III (JOAQUIM CARDOZO)


Recordações de Tramataia

I

Eu vi nascer as luas fictícias
que fazem surgir no espaço a curva das marés.
Garças brancas voavam sobre os altos mangues
de Tramataia.
Bandos de jandaias passavam sobre os coqueiros
[doidos
de Tramataia.
E havia um desejo de gente na casa de farinha e
[nos mocambos vazios
de Tramataia.
Todavia! Todavia!
Eu gostava de olhar as nuvens grandes, brancas e
[sólidas,
eu tinha o encanto esportivo de nadar e de
[dormir.

II

Se eu morresse agora,
se eu morresse precisamente
neste momento,
duas boas lembranças levaria:
A visão do mar do alto da Misericórdia de Olinda
[ao nascer do verão.
E a saudade de Josefa,
a pequena namorada do meu amigo
[de Tramataia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário