quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Carnaval de PE III - Papangus, Caiporas e Caretas: a Folia no Interior



Começamos nossa viagem pelo interior de Pernambuco na cidade de Bezerros, terra do ilustre xilogravurista e cordelista J. Borges. A 107km do Recife, o acesso é pela BR 232. A cidade, também conhecida pelo clima agradável e culinária regional, é a Terra dos Papangus, brincadeira que surgiu no início do século XX, quando foliões casados fugiam de casa, escondidos pelas máscaras, para brincar o carnaval. Para manter as energias, os mascarados comiam o angu (comida típica nordestina, à base de milho) na casa de amigos e parentes. Com o passar do tempo, o grupo de papangus foi aumentando, mas o segredo da identificação do folião continua preservado até hoje. Pessoas de todas as idades divulgam e mantém a tradição, muitas confeccionam sua próprias máscaras e Bezerros tem um motivo próprio na temática de seu artesanato. O grande dia do carnaval de Bezerros é o domingo, quando acontece no centro da cidade o encontro de centenas de papangus, ao som de orquestras de frevo.

Seguindo novamente pela BR 232, a nossa próxima parada é a cidade de Pesqueira, distante 209km do Recife. Conhecida como a Terra dos Caiporas, título que conquistou em 1962, quando saiu o primeiro bloco carnavalesco dessas personagens pra lá de exóticas: homens, mulheres e crianças, vestindo terno e gravata, com um enorme saco de estopa na cabeça. Segundo a tradição popular, tochas sobrenaturais apareciam em cima das árvores, assustando e pregando peças nos caçadores e seus cães. Essas tochas eram colocadas pela Caipora, figura mitológica das matas. Para acalmar a assombração, a Caipora, e fazer boas caçadas, muitos deixavam fumo e cachaça nos troncos das árvores, alimentando a lenda. O que era motivo de medo passou, assim, a ser motivo de alegria e brincadeira.

O nosso giro pelo interior do Estado termina em Triunfo, a Terra dos Caretas, localizada no sertão pernambucano, a 402km de distância do Recife. A BR 232 e a BR 365 são as principais vias de acesso. Os Caretas são responsáveis pela originalidade do carnaval naquela cidade. Fantasiados e mascarados, de todas as idades, usam chicotes que fazem estalar no ar, num belo espetáculo de sons e cores. Anualmente é realizado concurso que elege o careta mais bem caracterizado. Com clima de serra e vegetação exuberante, a cidade de Triunfo é, em qualquer época do ano, uma excelente opção de descanso e contato com a natureza, em especial para os adeptos do ecoturismo e esportes radicais, como o rapel e tirolesa. Com uma boa estrutura de hotéis e pousadas para os turistas, a cidade foi por diversas vezes visitada pelo lendário e controverso Virgulino Ferreira e possui um dos poucos museus do cangaço, com fotografias, roupas e utensílios de Lampião e seu bando.

Agora é com você. Arrume mochila, boa viagem e boa folia - ou bom apetite, bom descanso, boas aventuras... e não esqueça de levar a máquina fotográfica.

Um comentário: