sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Eleições 2010: quando os "ninguéns" viram gente de novo.


2010 mal começou e já promete fortes emoções: tem Copa do Mundo e Eleições!

Mas deixemos o futebol para uma outra oportunidade. Nesta eleição, como em todas as outras, as promessas serão muitas, assim como as polêmicas e baixarias. Apesar da desconfiança da população, devido às últimas peripécias de alguns "políticos", percebo que as pessoas, aos poucos, começam a renovar a esperança em dias melhores. Dentro do universo de eleitores há uma parcela significativa que só é lembrada durante as campanhas eleitorais, caindo no esquecimento logo após a apuração dos votos: os "ninguéns".

Eu costumo levar o meu filho para brincar na praça do Hipódromo, pertinho da minha casa e, no último sábado, encontrei Seu Biu. Ele vendia pipoca na minha infância, era a alegria da meninada da rua e já naquela época aparenteva ter uma certa idade. Hoje, aos oitenta e seis anos, Seu Biu continua na luta. Ele trocou a carrocinha de pipoca pela de amendoin cozido. "As crianças de hoje em dia só gostam de pipoca de microondas. Graças a Deus que o amendoin vende bem" - desabafou.

Seu Biu ficou muito feliz ao me ver e mais ainda por conhecer o meu filho. Entre um amendoin e outro, ele me confessou que estava muito cansado, principalmente depois da morte da sua 'Nega Véia', a simpática Dona Isaura - que sempre colocava uma pipoquinha a mais na mão da gente, pra desespero de Seu Biu. A sua companheira morrera dois dias após as últimas eleições. Sem dinheiro, Seu Biu procurou o candidato a Vereador que "apadrinhou" favela onde mora, certo de que conseguiria o caixão para a esposa. O candidato, então Vereador eleito, mandou avisar que estava viajando. "Galego - como Seu Biu me chama - a menina que trabalha na casa dele é filha do meu compadre... Se não fosse o Pastor de uma igreja de crente, a minha 'Nega Véia' tinha sido enterrada enrolada numa rede. E eu nem sou crente."

Depois disso, Seu Biu decidiu nunca mais votar - mesmo quando o seu voto passou a ser facultativo ele fazia questão de comparecer às urnas. "Galego, gente pobre, feito eu, pra esses cabras safados, é ninguém!"

É triste, mas Seu Biu tem razão. Além dos "políticos", muitas pessoas consideram os excluídos, os marginalizados, um bando de "ninguéns". Mas, afinal, quem são os "ninguéns"?

Os "ninguéns" são os filhos de "ninguém" e donos de nada. Os nenhuns, os fodidos e mal pagos. Os "ninguéns" são os que não têm religião, têm crenças e superstições. São os que não fazem arte, fazem artesanato. São os que não têm cultura, têm folclore. Os que não são inteligentes, são sabidos. Os "ninguéns" não são seres humanos, são recursos humanos. E não estão nas páginas da História, aparecem todos os dias nas páginas policiais.

O pior de tudo é saber que esse quadro permanecerá assim durante muito tempo. Os "políticos", parte da sociedade e os próprios "ninguéns" estão viciados nessa ciranda caótica. O que fazer, então? - Agir e educar, especialmente os nossos filhos. E também não custa nada apelar aos Céus, como fez Joãozinho Trinta: "Jesus Cristo, mesmo proibido, olhai por nós!"

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aloha Luiz, só fico pensando nos critérios que seu Biu usou para escolher esse vereador, se foi pela simpatia, ou em troca de uma dentadura. Infelizmente no mercado atul o voto é barato.
    Mas também me pergunto se seu Biu teria uma opção melhor de voto. Do jeito que a coisa tá hoje acho que também vou me apegar aos céus.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das coisas no Brasil que sempre foi dificil desde praticamente a colonização devido a corrupção. Parece que os políticos são todos iguais e todos querem roubar o dinheiro dos "ninguens". Oque tem a fazer é no mínimo pesquisar sobre quem vai votar e a população precisa se conscientizar disso. Mas o povo já esta tao acomodado com os escandalos dos politicos, são tantos roubando que quando aparece mais um nos jornais, já nao é surpresa pra ninguem. Infelizmente vai ser dificil/impossivel ter uma época na historia do Brasil em que ninguem vai querer aproveitar do povo. Olhamos pro passado da política e poucas excessões nos orgulham, mas o jeito é rezar mesmo, talvez Deus ajude rsrsrs.

    "Os "ninguéns" são os que não têm religião, têm crenças e superstições. São os que não fazem arte, fazem artesanato. São os que não têm cultura, têm folclore. Os que não são inteligentes, são sabidos. Os "ninguéns" não são seres humanos, são recursos humanos. E não estão nas páginas da História, aparecem todos os dias nas páginas policiais."
    Isso me arrepiou, foi lindo ^^.

    ResponderExcluir