terça-feira, 23 de março de 2010

Toda Criança é Bela. Toda.


Aconteceu na Rua da Aurora. Caminhava pela calçada, num final de tarde, enquanto contemplava a beleza metafísica do Recife refletida nas águas poluídas do Capibaribe.

Abri a agenda e pensei em escrever algo. Foi quando surgiu, na minha frente, um menino de rua, maltrapilho, raquítico, pedindo a minha caneta. Como essa era a única que eu tinha - e embora ainda não fizesse a menor idéia do que escrever - por impulso, disse que não. Mas me ofereci para desenhar um tubarão na sua mão, como faço com o meu filho.

Como num passe de mágica, de repente, me vi cercado por um monte de meninos, implorando que eu também desenhasse nas suas mãozinhas grossas e rachadas de sujeira. Uns queriam o símbolo do Batman, outros, preferiam uma bola de futebol ou um sorvete, e não faltou quem pedisse um dragão cuspindo fogo!

Então, no meio daquele rebuliço, notei um garotinho mais afastado do grupo, porém, com um brilho diferente no olhar. Ele sorriu, se aproximou e mostrou um celular desenhado na palma da sua mão:

- Tio, quem me deu esse celular foi o meu pai, que mora em São Paulo - disse ele.

- Que massa! E funciona bem mesmo? - perguntei.

- Ah, funciona! Mas de vez em quando dá fora de área... - E todos nós caímos na maior gargalhada.

4 comentários:

  1. Muito bom esse relato, pois demonstra que apesar da condição de renegados sociais de excluídos o espírito jovial persiste em permanecer em seus corações e com ela a vontade de mudar seus futuros. Valeu Luiz!

    ResponderExcluir
  2. Sim. Todas. "Es honra de los hombres proteger lo que crece/Cuidar que no haya infancia dispersa por las calles/Evitar que naufrague su corazón de barco/Su increible aventura de pan y chocolate/Poniéndole una estrella en el sitio del hambre/De otro modo es inútil, de otro modo es absurdo/Ensayar en la tierra la alegria y el canto/Porque de nada vale si hay un niño en la calle." Q vivência linda! Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Mto legal, Lula, me vi no meio dos meninos de rua (apesar o medo q tenho deles) de tão real q foi teu relato. Me fizeste perceber que são crianças, como tantas outras, com seus sonhos...
    E no fim, ri junto com vocês, pois o eco das risadas chegou até mim... mto emocionante!
    Bjao.

    ResponderExcluir